Proposta de atividade
Tema: A transformação das paisagens e a construção do espaço geográfico.
Subtema: O ser humano nas paisagens terrestre.
Modalidade de ensino: Ensino Fundamental menor
Componente curricular: Geografia
Público Alvo
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Dados do Projeto
Nesta aula terão oportunidade de verificar como a ação humana transforma as paisagens terrestres e atua na construção do espaço geográfico.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Verificar que os seres humanos ocupam praticamente quase todas as paisagens existentes na superfície terrestre;
• Perceber como o aperfeiçoamento das técnicas permitiu ao humano ocupar os ambientes mais hostis, como: desertos, montanhas, florestas, etc.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada.
Estratégias
Este projeto deve ser desenvolvido na sala de aula utilizando o livro didático e no laboratório de informática - espaço onde os alunos puderam ir além das informações do livro na busca de mais informações das imagens observadas anteriormente.
Recursos materiais
• Livro didático;
• Laboratório de informática com acesso a internet;
• Câmera fotográfica;
• Papel cartolina, pincéis, cola, tesoura.
Avaliação
A avaliação será feita através da realização dos trabalhos produzidos por grupos de alunos.
Relato de experiência:
Nós educadores estamos acostumados a trabalhar com aulas expositivas e com as mídias digitais tradicionais, tais como: TV, VÌDEO, DVD. Mas todos os setores mundiais evoluem, e a educação deve acompanhar essas mudanças, principalmente em sua forma de ensinar e aprender. Os educadores e alunos devem também ter oportunidades de utilizar as novas mídias digitais, tais como: computadores, internet, para que possam adquirir outras formas de aprendizado das atividades curriculares, de uma maneira mais dinâmica, colaborativa e interativa.
Tenho certeza, que com uso dessas novas mídias digitais em nossas práticas pedagógicas, alcançaremos resultados bem mais satisfatórios com os nossos alunos, do que mantendo-se atrelados apenas à forma de ensino tradicional. Esses novos recursos beneficiam, tanto os educadores quantos os alunos.
Com a introdução de novas tecnologias na educação, os alunos terão oportunidades de compartilhar novas formas de aprender e ensinar os conteúdos básicos aprendidos em sala de aula, além de aprenderem a operacionalizar vários recursos da informática e da internet.
Mas, é importante que nós educadores, tenhamos muito cuidado ao inserir esses novos recursos tecnológicos em nossas práticas pedagógicas, pois devemos ter o preparo, capacidade e planejamento correto das atividades, além se sabermos operacionalizar os recursos da informática, para em seguida trabalharmos com os nossos alunos. Temos que ensinar os nossos alunos a aprenderem a selecionar as informações importantes e úteis para o qual desejam aprender e associarem de forma correta aos conteúdos curriculares.
Se tivermos equipamentos tecnológicos funcionando de forma correta e educadores dispostos a encarar essa nova forma de ensinar e aprender, com certeza poderemos criar estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos. O importante é que cada atividade a ser trabalhada com os nossos alunos com uso dos novos recursos tecnológicos sejam bem planejada e orientada de acordo com os objetivos propostos, e que também sejam avaliadas para observar se algumas delas necessitam de replanejamento.
Olá, Lourdes, muito bom perceber que, a criatividade é o lema na sua ação pedagógica, parabéns! Sua estratégia pedagógica, com certeza, promove mudanças qualitativas no seu trabalho. Os alunos só tem a ganhar! Abraço!
ResponderExcluirO presente impõe formas. Sair dessa esfera e produzir outras formas constitui a criatividade.
-- Hugo Hofmannsthal